segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O Homem em Marte

Fernandes Junior






Cientistas dizem que dentro de de anos, será possível enviar pessoas ao planeta vermelho. Logo, pessoas com uma passagem só de ida, pousarão em solo marciano. Passagem só de ida? Isso mesmo! Os desbravadores serão os primeiros colonizadores de Marte. Centenas de pessoas já estão na lista de espera para o primeiro voo turístico espacial até a órbita da lua, que já deve começar no ano que vem. Mas, daqui a dez anos, cientistas acreditam que já vai ser possível para o homem viver no Planeta Vermelho. Cineastas, como Bryan Singer, atores, como Russel Brand, designers, como Phillip Starck, empresários, como o brasileiro Bernardo Hartogs: eles vão pagar US$ 200 mil para viajar até o espaço, sentir a gravidade zero e ter uma visão impressionante da Terra. O voo turístico deve decolar até o fim do ano que vem. O deserto do Arizona é o lugar mais parecido com Marte, dizem os cientistas. E no terreno vermelho americano nós podemos reproduzir, com mais clareza, como seria a vida no Planeta Vermelho. 

Marte é muito similar à Terra. Tem dias de 24 horas, tem quatro estações no ano e, o mais importante, pesquisas já mostraram que há água.

Em Marte também tem carbono, nitrogênio, hidrogênio e oxigênio. Esses quatro elementos não são só a base de alimentos e água, mas de plásticos, madeira, papel, vestuário e, o principal, combustível para foguetes.

Em uma reprodução, as ruas de Marte seriam cápsulas, com capacidade para quatro pessoas cada uma, iriam formando a primeira comunidade marciana. Dentro, teria um quarto para cada pessoa, um banheiro, uma sala de exercícios, um laboratório, um espaço que pode ser a cozinha. Ao todo, são cem metros quadrados.

Em um terreno tão grande, com 144 milhões de quilômetros quadrados, aproximadamente quase a metade do tamanho da Terra, será preciso carro. E eles já começaram a ser desenhados. São veículos para os marcianos explorarem esse novo planeta, veículos para eles levarem uma nova vida. 

Seria realmente interessante e surpreendente colonizar outro planeta. Imagine a população inicial de Marte. Eles teriam filhos no planeta para povoar todo o território marciano. Seus filhos seriam marcianos. Nunca pisariam na Terra. Apenas ouviriam histórias sobre o planeta Terra e, possivelmente se comunicariam com os terráqueos. Veriam as estrelas de um outro ângulo. E veriam uma "estrelinha" brilhante nas noites escuras. Essa "estrelinha" na verdade não seria uma estrela, mas sim, a própria Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário