segunda-feira, 7 de março de 2011

O QUE É REALMENTE ARTE?

Fernandes Junior

Como se demostra que se entende de arte? Quem estabelece o que é arte e o que é lixo?
Difícil responder a essas perguntas. A humanidade cria arte desde os primórdios homens das cavernas, fazendo desenhos de coisas cotidianas como, por exemplo, o plantio , a caça, etc. Também pintava nas paredes figuras de seus deuses( ou seriam astronautas? Esse é outro assunto, rs.) e suas crenças. 
A arte surge como necessidade de se expressar. Necessidade de "jogar pra fora" o que se está sentindo, pensando, vivendo. Então como alguém pode dizer o que é e o que não é arte?
A arte se manifesta de várias formas: desde um quadro perfeito de Leonardo Da Vinci até um andar inteiro do MASP vazio! Pois é: o  VAZIO! Houve quem disse que era uma profunda demonstração da arte moderna pois é uma "metáfora espacial de um ponto zero de atitudes e decisões, sem o que não há espaço para renovação. De outro lado ele é um vazio físico, concretamente o espaço desocupado dos mil metros quadrados de um dos andares, dando presença apenas ao edifício ou a seus fantasmas. Este vazio arquitetônico é a própria corporificarão da circunstância difícil de organizar um mega evento com prazos e recursos excessivamente curtos." - Regina Silveira, artista. Entendeu? Pois é. Nem eu. Outros, como eu, acharam ridículo. Como você vai perder seu tempo para ver um espaço vazio? Pensemos um pouco: se a arte é a necessidade de se colocar pra fora seus sentimentos e pensamentos, logo quais são os pensamentos e sentimentos do "expositor" dessa "obra"? Sem discussão!

O problema é você comparar a arte antiga, digamos a renascentista, com a arte atual, ou moderna. Você logo percebe alguns orbes que estão faltando na arte atual: APTIDÃO, HABILIDADE, TÉCNICA. Nomes fabulosos como Da Vinci, Michelangelo, Botticelli, Caravaggio e muitos outros gênios que demonstraram que realmente sabiam o que estavam fazendo. Vamos fazer uma comparação básica entre duas pinturas:
O primeiro se chama "A vocação de São Mateus"(1599-1600), de Caravaggio. O segundo se chama "Mulher deitada"(1967) de Flávio de Resende Carvalho. Claro que há aqui uma diferença, também do tipo de tinta utilizado, mas, fala sério! Quem você acha que tem mais técnica, habilidade e competência? Olha o jogo de luzes da pintura de Caravaggio! Olha essa perfeição de detalhes! Falar que o segundo quadro é arte é uma blasfêmia, um insulto aos grandes mestres da arte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário