terça-feira, 23 de novembro de 2010

Mesa de bar


Ah, mesa de bar! Um local onde surgem novas idéias e pensamentos em diversas áreas do conhecimento, entre uma delas a Filosofia. Todo bebum é um filósofo em potencial. Questões que dizem respeito a toda humanidade como, "de onde viemos e para onde vamos?", ou "há vida em outros planetas? Quais seriam as implicações filosóficas e religiosas?"
Pois é. Todo bebum tem uma predisposição à Filosofia.
Veja só como acontece:
O sujeito combina ir ao bar tomar umas "geladas"(ou quentes mesmo) com os amigos. Antes de chegar ao bar a conversa é diferente. Procura falar sobre coisas banais como o trabalho, a morena gostosa que acabou de passar com uma mini-saia transparente, a multa de trânsito que recebeu ao estacionar "rapidinho" em local proibido, o jogo do "curintia" ou do "parmêra"...etc.
Ao chegar ao bar o assunto perdura por mais quatro rodadas. É depois disso que os pensamentos começam a voar livremente. Uma matéria do jornal de ontem é o suficiente para desencadear um papo sem fim.
Perguntas que fazem ou não sentido são discutidas seriamente. Certa vez, eu estava em um bar com minha namorada e fiquei prestando atenção na conversa de três bebuns na mesa ao lado. Um deles levantou uma questão de profunda relevância para a humanidade: "Como pode uma planta nascer e se desenvolver em uma estrutura de concreto, sendo que o concreto é liso?". Meu Deus! Nunca havia pensado nisso!
Outra vez cheguei a brigar com palavras com meu primo numa mesa de bar porque discutíamos a qualidade entre filmes brasileiros e americanos. Eu defendia que os filmes americanos tem melhor qualidade porque o investimento é bem maior que em filmes brasileiros. Ele ficou nervoso e começou a gritar...e eu também fiquei nervoso com ele e também comecei a berrar.
Uma coisa eu te falo: depois de três ou quatro rodadas você tende a se tornar a pessoa mais culta do mundo. Sabe tudo sobre tudo.
Tem coisa melhor do que sair com os amigos pra jogar conversa fora?
Só não valem duas coisas: brigar e dirigir depois de se tornar um "filósofo de mesa de bar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário