domingo, 18 de dezembro de 2011

Capitalismo, consumismo e as coisas que realmente importam

Fernandes Junior


Dinheiro! Quem não gostaria de ter muito dinheiro na sua conta para poder gastar como quiser!
Mas parece que a cada dia que passa fica mais difícil conseguir o bendito. O trabalho, por si só, não é suficiente para ganharmos dinheiro para comprar tudo o que gostaríamos. Isso faz com que algumas pessoas entrem no vermelho fazendo empréstimos, usando o cartão de crédito impensadamente, gastando mais do que poderiam.
Pode-se dizer que essa cultura de consumo exagerado é devido ao atual sistema de economia movida pelo consumismo, ganância, ideologias que são incentivadas nas mídias como TV, através de novelas, comerciais, etc. É errado querer mais dinheiro? Não, lógico que não. O dinheiro é a única forma de obtermos produtos e serviços atualmente. O problema está na forma como recebemos informações, desde pequenos, relacionadas á cultura de consumo exagerado, onde quem tem mais vale mais.
O capitalismo é pura enganação para quem é pobre. Se você é pobre nunca chegará ao patamar dos grandes capitalistas. Mas mesmo assim o capitalismo incute na mente das pessoas que elas têm que continuar indo atrás de riquezas, procurando sempre conseguir mais dinheiro, com a falsa esperança de que elas, um dia serão milionárias. Isso ,na verdade, é uma das mais geniais ideias já pensadas. Enquanto você corre para ganhar mais, consome mais e termina se endividando. Isso faz com que você corra mais ainda para ganhar mais e quitar sua dívida, adivinha para que...consumir mais!
Enquanto você vive nesse círculo vicioso, imagina que isso é normal porque todo mundo faz isso. Então não surgem novas ideias, questionamentos, etc. E enquanto você se mata de trabalhar para TER mais, você enriquece os grandes, que vivem às custas dos pobres coitados trabalhadores das classes pobre e média.
Não sou comunista. Só sei que precisamos de um novo modelo de economia. É difícil porque o capitalismo está "enraizado em nosso DNA". Já nascemos com a ideia de que é preciso ter sempre o último tênis da moda, o celular mais novo do mercado, a TV 3d digital full HD...
Porém, não será preciso forçar uma nova filosofia. O próprio capitalismo vai ser destruído depois de uma crise mundial nunca vista antes. Grandes empresas cairão. Os grandes capitalistas perderão o poder e a influência.
As pessoas estão começando a mudar a forma de pensar. Uma prova disso são as manifestações contra governos, contra Wall Street, contra a corrupção que vemos nos noticiários todos os dias.
Aqui no Brasil o movimento "OCUPA SAMPA" monta acampamentos e protestos contra a corrupção. O poder e a influência dos mercados e dos próprios governos estão perdendo força.
Quero propor uma coisa simples: uma vez na sua vida, somente uma vez na vida, sente-se em um banco de uma praça calma, sem barulho e reflita se sua vida gira em torno do consumo. Tente entender que o consumismo não passa de uma ilusão. Você já comprou alguma coisa que não precisasse?
Enquanto você consome, gasta seu dinheiro de forma impensada, outras pessoas não tem mesmo nem o que comer. Isso é o capitalismo. Se cada pessoa no mundo parasse para pensar apenas uma vez na vida sobre isso o mundo seria diferente.
















Mas não se preocupe pois o mundo está para mudar. Para melhor ou pior eu não sei. Só sei que estamos no limiar de uma mudança radical na forma de como entedemos o que é a vida e como .gastamos tempo nas coisas fúteis em vez de procurarmos solução para problemas globais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário